PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NACIONAL SOBRE APLICAÇÃO DO SEIS SIGMA NA SAFRA DE SOJA. | Rafael Glavam

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NACIONAL SOBRE APLICAÇÃO DO SEIS SIGMA NA SAFRA DE SOJA.

ARTIGO ENTREPRENEURIAL INTENTION AND THE EFFECTS OF ENTREPRENEURIAL EDUCATION É CITADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO EM PUBLICAÇÃO NO UNIVERSAL JOURNAL OF EDUCATIONAL RESEARCH.
20 de setembro de 2019
PARTICIPAÇÃO NA RÁDIO CIDADE EM DIA- TREINAMENTO PESSOAL E CORPORATIVO.
11 de dezembro de 2019

O Consultor Empresarial, Analista Estratégico e Professor Rafael Bianchini Glavam, em parceria com a Professora Daiane Maria De Genaro Chiroli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pesquisadora Fernanda Biazetto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), publicaram, em Setembro de 2019, Artigo Nacional na Revista Exacta, cujo título é ”  PRÁTICA DA METODOLOGIA SEIS SIGMA PARA REDUÇÃO DE PERDA NA TRANSFERÊNCIA DA SOJA EM UMA UNIDADE BENEFICIADORA DE GRÃOS” .

O artigo teve como enfoque propor melhorias ao processo de uma Cooperativa Agroindustrial, visando melhores resultados e a competitividade da organização. Para evitar desperdício e assegurar melhor desempenho dos processos produtivos, métodos como, por exemplo, o Seis Sigma são utilizados, para que sejam identificadas as principais perdas produtivas, eliminando desperdícios.

Neste escopo, fez-se a descrição da implantação da ferramenta Seis Sigma para identificar e eliminar o desperdício de soja na transferência entre o graneleiro e a fábrica de uma cooperativa agroindustrial, sendo feito uso da Metodologia Six Sigma, com base na ferramenta DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control).

Foram mensurados e analisados as principais perdas do processo, propondo melhorias e soluções para minimizar os desperdícios encontrados no processo de recebimento, armazenamento e transporte do grão de soja, do setor do graneleiro para o setor de extração de óleo, tendo como um importante ganho para a Cooperativa, o conhecimento do processo de transferência da soja, e de cada etapa produtiva.

Outros impactos observados foram alto grau de envolvimento dos funcionários, os quais contribuíram nas diversas etapas realizadas em que buscaram a melhoria e maior conhecimento de todas as etapas ali presentes, bem como o estabelecimento de padrões nas atividades.

O artigo pode ser acessado no link https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=exacta&page=article&op=view&path[]=8398

ISSN: 1983-9308

DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n3.8398

 

 

 

 

 

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?
Powered by